Dia da Privacidade de Dados: a Genetec compartilha dicas sobre como proteger a privacidade sem comprometer a segurança

Montreal, 27 de janeiro de 2022
|

Para comemorar o Dia da Privacidade de Dados, a Genetec Inc. A (“Genetec”), fornecedora líder de tecnologia de segurança unificada, segurança pública, operações e soluções de inteligência de negócios, compartilha orientações práticas sobre como as organizações podem proteger suas operações de uma maneira que respeite a privacidade de todos.

Até o presente momento,  107 países e vários estados dos EUA estabeleceram legislação que assegura a proteção de dados e privacidade. Esta decisão segue os passos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na Europa, que emitiu € 1.059.520.456 em multas desde a sua criação em 2018. Apesar disso, apenas 59% das organizações dizem que atendem a todos os requisitos do GDPR.

“O Dia Internacional da Privacidade de Dados é o momento perfeito para compartilhar o que aprendemos ao longo de 25 anos; as organizações nunca deveriam ter que escolher entre privacidade e segurança de dados”, disse Christian Morin, Diretor de Segurança da Genetec Inc. “À medida que as ameaças cibernéticas e os regulamentos de privacidade evoluem, as organizações precisam permanecer vigilantes. Soluções de segurança baseadas em princípios de privacidade por design, como nosso Privacy Protector, permitem que essas organizações atinjam suas metas de negócios, mantendo o compliance.”

A Genetec recomenda que as organizações garantam que seus sistemas de segurança respeitem a privacidade dos dados:

1. Estabelecendo a governança de privacidade. Designar um Oficial de Proteção de Dados para orientar as estratégias e cumprir os regulamentos. Mapeie como os dados são coletados e processados, onde são armazenados, por quanto tempo são mantidos e quem pode acessá-los. Categorize os dados em termos de risco. Identifique pessoas fora de sua organização que possam precisar acessar seus dados e avalie o risco que suas operações de processamento de dados representam para os direitos dos cidadãos.

1. Construir uma estratégia de proteção de dados. Realizar uma análise de lacunas das operações de processamento de dados. Avalie a capacidade dos sistemas existentes de aplicar a privacidade sem esgotar os recursos. Implemente novos processos conforme necessário e documente suas políticas e procedimentos de privacidade. Eduque todos os seus colaboradores sobre as melhores práticas de cybersecurity e privacidade.

1. Avaliar as capacidades da tecnologia e dos parceiros. Procure proativamente aqueles que podem se disponibilizar para ajudar a manter a privacidade e a proteção. Informe-se sobre certificações e medidas que parceiros e fornecedores estão tomando para cumprir a legislação de privacidade. Escolha soluções criadas com Privacy by Design, que habilitam recursos de privacidade por padrão. Considere soluções que permitem padronizar processos e políticas em diferentes regiões.

1. Construir sistemas de segurança com privacidade em mente. Habilite várias camadas de defesa para proteger as informações pessoais coletadas por sistemas de segurança física. Defina o acesso do usuário para restringir aqueles que podem fazer login nas aplicações e o que eles podem ver/executar. Implemente recursos de privacidade, como anonimização de vídeo, que desfoca identidades nas filmagens. Automatize as políticas de retenção de dados para garantir que os dados sejam excluídos automaticamente conforme necessário. Aproveite um sistema de gerenciamento de evidências digitais para compartilhar informações com segurança para investigações e solicitações de cidadãos.

1. Permanecer vigilante. Mantenha-se atualizado sobre as leis de privacidade de dados e evolua políticas e processos regularmente. Aproveite as ferramentas de proteção para monitorar ativamente o compliance com cybersecurity e acompanhar as atualizações de software. Monitore os registros de atividade do usuário para verificar quais dados, sistemas e arquivos estão sendo acessados. Ative o monitoramento de integridade para receber alertas automaticamente sobre vulnerabilidades do sistema ou falha de dispositivos. Considere uma implementação de nuvem híbrida para simplificar o acesso às atualizações mais recentes de cybersecurity e privacidade de dados.

Para saber mais sobre as iniciativas de proteção de privacidade da Genetec, visite https://www.genetec.com/br/trust-cybersecurity

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando o setor de segurança física há mais de 25 anos. O portfólio de soluções da empresa permite que empresas, governos e comunidades em todo o mundo protejam pessoas e ativos, respeitando ao mesmo tempo a privacidade individual e a demanda por eficiência operacional.

Baseadas em uma arquitetura aberta e construídas com a segurança cibernética em seu núcleo, as soluções da Genetec podem ser implementadas no local, na nuvem ou em implantações híbridas. Os principais produtos da empresa, Genetec Security Center e Genetec Security Center SaaS, unificam as principais funções de segurança física, como controle de acesso, vigilância por vídeo, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), detecção de intrusão, comunicações e análises.

Com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países. Para mais informações sobre a Genetec, visite: https://www.genetec.com/br

Contatos de mídia e mais informações

Clezia Martins Gomes

Ink Comunicação | Brasil