A indústria de segurança física na América Latina adota novas tecnologias para se adaptar às condições em mudança, demonstra o novo relatório da Genetec

Em análise a nível global e na América Latina insights de mais de 2.000 líderes em segurança física demonstram a mudança do papel da indústria de segurança, a migração acelerada para a nuvem e o aumento dos investimentos cybersecurity

Montreal, 23 de fevereiro de 2022

Genetec Inc. (“Genetec”), fornecedora líder de tecnologia de segurança unificada, segurança pública, operações e soluções de inteligência de negócios, compartilhou hoje os resultados de seu relatório sobre o estado da indústria. Com base em insights de mais de 2.000 líderes de segurança física de todo o mundo, o relatório analisa como o papel da segurança física continuou a evoluir em 2021, à medida que as organizações se adaptavam às condições em mudança.

O papel da segurança física está em mudança

A segurança física continua a evoluir. Passou de ser visto como uma ferramenta para mitigar riscos, para desempenhar um papel muito mais importante na transformação digital das organizações.

A pesquisa mostra que mais de 69% globalmente e mais de 63% na América Latina descrevem a segurança física e dados relacionados como "missão crítica". As organizações maiores, em particular, valorizam cada vez mais os dados coletados por seus sistemas de segurança física: mais de 44% dizem que usam seus sistemas de segurança como uma forma de "melhorar a eficiência geral dos negócios, a produtividade e a otimização das operações".

Globalmente, vários entrevistados disseram que pretendem investir em soluções de gerenciamento de dados para avançar ou melhorar a funcionalidade de seu ambiente de segurança física nos próximos 12 meses. A pesquisa revelou que um número crescente de organizações (36%) está investindo em soluções unificadas para facilitar a manutenção, visibilidade e coleta de dados em todos os seus sistemas, o que, por sua vez, melhora seus recursos e operações. Isso se compara a 31% na pesquisa de 2020.

Mais da metade de todos os entrevistados globais (51%) também indicaram que investiram em análise de vídeo para melhorar a funcionalidade das implantações existentes e transformar digitalmente seus processos de negócios. Na América Latina, esse número foi ainda maior, com 54%.

“Antes da pandemia, o papel da segurança física em inteligência de negócios e operações já estava crescendo, mas nos últimos dois anos provou ser um ativo estratégico para lidar com uma variedade de desafios”, disse Pervez R. Siddiqui. , Vice Presidente de Ofertas e Transformação da Genetec Inc. “À medida que emergimos da pandemia, as organizações enfrentarão três tendências ocultas: mudanças na dimensão física do trabalho à medida que os espaços de trabalho evoluem para centros de colaboração e coesão; automação do fluxo de trabalho de tarefas básicas na tentativa de aumentar a produtividade e retenção; e interesse no nível do conselho em alcançar a resiliência operacional por meio do gerenciamento integrado de riscos”.

Uma migração acelerada para a nuvem

Com a pandemia forçando o acesso restrito a sites físicos, as soluções baseadas em nuvem que permitem que as organizações monitorem remotamente o vídeo, controlem câmeras, avaliem a integridade do sistema, realizem manutenção e atualizem firmware/software se tornaram populares.

Globalmente, 45% dos entrevistados relataram que pelo menos 26% de seu ambiente de segurança física está totalmente na nuvem ou possui uma solução de nuvem híbrida e local (nuvem híbrida), um aumento significativo em relação a 2020, quando apenas 26% dos entrevistados indicou o mesmo. Além disso, 94% dos entrevistados disseram que têm planos de implementar soluções de nuvem ou nuvem híbrida a longo prazo.

Na América Latina, 47% dos entrevistados indicaram que a pandemia motivou ou acelerou sua estratégia de nuvem. No longo prazo, 96% dos entrevistados disseram ter planos de implementar soluções em nuvem: 21% com soluções em nuvem completas e 75% com soluções híbridas locais e em nuvem.

“A adoção de soluções em nuvem ou soluções híbridas está se acelerando rapidamente no setor de segurança”, disse Christian Morin, vice-presidente de Engenharia de Produto e CSO da Genetec Inc. entender os benefícios que essas soluções oferecem e como elas podem ajudá-los a utilizar melhor seus recursos para atingir seus respectivos objetivos de negócios, minimizando sua complexidade operacional geral.”

Um impulso para melhorar a resiliência cibernética

À medida que o crime cibernético continua a aumentar, a segurança cibernética se tornou o desafio número 1 globalmente e na América Latina o desafio número 2. O setor de segurança física tornará a segurança cibernética uma prioridade máxima em 2022 36% dos entrevistados globais e latino-americanos desejam investir em ferramentas relacionadas à segurança cibernética para melhorar seu ambiente de segurança nos próximos 12 meses.

As organizações também precisarão avaliar sua cadeia de suprimentos e examinar mais de perto todos os fornecedores que compõem sua infraestrutura de segurança física e obter uma compreensão profunda de suas políticas de privacidade e proteção de dados. De acordo com Mathieu Chevalier, principal arquiteto de segurança e gerente da Genetec, a adoção da nuvem geralmente melhora a postura de segurança de um sistema: “Agora, mais do que nunca, os provedores de nuvem estão ajudando os clientes a configurar seus componentes para que sejam seguros por padrão, orientando o fase de configuração, desenvolvendo ferramentas e painéis para escanear e avaliar a segurança de um determinado sistema e fornecer suporte e orientação no caso de um incidente de segurança.”

Baixe sua cópia completa do relatório aqui: https://www.genetec.com/br/a/reporte-de-seguranca-fisica-latam.

Metodologia de pesquisa

A Genetec Inc. entrevistou profissionais de segurança física de 26 de outubro a 26 de novembro de 2021. Após uma revisão das entrevistas e filtragem de dados, 2.011 entrevistados foram incluídos na amostra para análise. As amostras da pesquisa foram realizadas em todas as regiões, incluindo América do Norte, América Central, Caribe, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, Leste Asiático, Sul da Ásia, Sudeste Asiático, Ásia Central, Ásia Ocidental e Austrália-Nova Zelândia.

Clezia Martins Gomes

Ink Comunicação | Brasil